Maiores desafios das consultoras Natura

Natura – Atualmente, a Natura conta com quase 2 milhões de consultoras e consultores atuando em todo mundo. Só no Brasil esse número chega ao milhão, e não é preciso se esforçar muito para entender o sucesso da marca. Uma das principais formas de expansão da empresa é por meio de seus consultores. Através deles a empresa pode vender diretamente para os clientes, utilizando o conceito do marketing boca a boca para enaltecer os benefícios e propriedades do produto.

Contudo, há alguns desafios a serem superados pelas consultoras dos produtos da empresa Natura. Apesar de ser um negócio lucrativo, muitas vendedoras (especialmente as sem muita experiência) se deparam com desafios do mercado que são difíceis de serem superados.

E para você que está iniciando agora, falaremos sobre os maiores desafios das consultoras dessa gigantesca empresa de cosméticos e como solucioná-los.

Construir a cartela de clientes

Como o número de consultoras está cada vez maior, conseguir novos clientes é um dos primeiros desafios a serem superados. É preciso identificar quantos consultores atuam na região e quais são suas formas de abordagem. Como, basicamente, os produtos são os mesmos, não será possível fazer uma grande variação de preço para atrair mais clientes.

Natura

Nessa situação, a consultora terá que ser criativa e encontrar diferenciais para vender mais produtos da Natura. Uma dica é atender a domicílio, oferecendo consulta por meio do Whatsapp e das redes sociais que seus (futuros) clientes mais utilizam.

Lidar com a concorrência

Atualmente, muitas empresas atuam no mesmo ramo que a Natura, com consultoras em campo com estratégias e produtos de ótima qualidade. Isso aumenta a competitividade, pois empresas como Avon, Jequiti e Boticário possuem uma parcela significativa do mercado. Isso faz com que fique mais difícil vender, já que muitos produtos que são oferecidos pela concorrência já são conhecidos e apreciados por seus clientes.

Aqui, mais uma vez, o diferencial será necessário para se destacar de outros consultores – principalmente os que trabalharem com outro tipo de marca.

Manter as vendas constantes

Para quem está começando, vender pode se tornar um desafio estressante. Não basta apenas construir uma carteira com potenciais clientes, é preciso saber criar um processo de vendas constantes para se obter uma renda considerável no final do mês.

Para isso, a consultora deverá desenvolver técnicas próprias de acordo com a necessidade de seus clientes. Uma dica é criar um mix de produtos que atendem um tipo de público específico. Dessa forma, você poderá direcionar seu esforço para atender uma demanda especial, de preferência que não esteja sendo atendida de forma eficiente por seus concorrentes.

Lidar com a inadimplência

Muitas consultoras realizam as vendas e recebem o pagamento apenas quando os produtos chegam. Ou, em um cenário negativo, muitas entram os produtos para receber o pagamento apenas no próximo mês. É claro que a opção de crédito é uma ótima alternativa para realizar mais vendas pois, afinal de contas, não é todo mundo que tem o dinheiro na hora. Contudo, vender e não receber gerará prejuízos diretamente para a consultora, que deverá arcar com esses custos tirando do próprio bolso.

Natura

A dica é vender apenas para quem você já possui uma confiança, ou então para clientes fiéis que pagam direitinho. Uma maneira criativa para contornar a situação e reduzir, pelo menos, o número de clientes inadimplentes é construindo um programa de fidelização. Pesquise mais para saber sobre.

Como você pode ver nesse artigo, esses são os maiores desafios a serem batidos por novas consultoras Natura. Uma ótima forma de se preparar é conversando com consultoras mais experientes. Questione como elas lidam com esses e outros desafios da profissão.

E você, quais são os maiores desafios que você encontrou até o momento? Faça um comentário e compartilhe sua experiência com a gente.

Comments are closed.